Animador novato japonês relata o quanto ganhou em seu primeiro ano trabalhando com animes

O animador-chave trabalhou tanto como freelancer, como membro da produção em tempo integral

Shirobako anime film

 

Animator Dormitory possui um canal no YouTube que conta com uma série de vídeos mostrando os residentes de seus dormitórios conversando sobre como é ser um animador no Japão, levantando os prós e contras da indústria. Em um vídeo publicado no dia primeiro de fevereiro temos Ryoko, um avatar dos membros do dormitório feita para contar as histórias dos residentes de forma anônima, relatou o quanto um animador costuma ganhar em seu primeiro ano trabalho com animes.

 

 

Ryoko explicou que desde que o animador começou a trabalhar em abril, a pessoa conseguiu um total de 668.000 ienes (algo como 33.870 reais) em 2019, o que dá 74.000 ienes (3.752 reais) por mês. Claro, sem o apoio do Animator Dormitory, essa renda não seria o suficiente para uma pessoa morar em Tóquio. O animador continua, dizendo que geralmente por mês um animador novato ganha entre 30.000 a 50.000 ienes (1.521 2.535 reais, respectivamente), dependendo do estúdio onde ele está trabalhando. O animador em questão trabalhou tanto como freelancer, como membro da produção em tempo integral.

 

A pessoa diz que como freelancer acabou ganhando ganhou por mês um pouco mais, o que resultou em um pagamento em novembro que convertido ficaria em torno de 11.493 reais, que lhe foi pago pelos projetos finalizados. Segundo a pessoa, os animadores costumam ser pagos de uma vez por projeto, o que significa que eles só recebem o pagamento bem mais tarde, além de poder vir tudo de uma só vez. Em janeiro de 2020 a pessoa conseguiu apenas 14.000 ienes (709 reais), devido ao recesso de dezembro até metade de janeiro.

 

Animator Dormitory Channel

“Minha renda total em 2019 foi de 668.000 ienes (~6.000 dólares)”

 

O projeto do Animator Dormitory é uma iniciativa que ajuda animadores novatos na indústria a terem um lugar para ficar por um pequeno aluguel (se comparado com outros lugares de Tóquio) e os ajuda a conhecerem outros membros da indústria dos animes em busca de trabalhos e conselhos.

 

Nota: Daryl Harding, autor da postagem original, já havia doado para o projeto do Animator Dormitory.

Fonte: CRNews

 

Postar um comentário

0 Comentários