Dr. STONE certamente foi um dos animes mais interessantes de 2019 — e agora, já estamos no meio de sua segunda temporada! A equipe de redação da Crunchyroll teve a incrível oportunidade de trocar algumas palavras com o diretor do anime, Shinya Iino, para falar sobre como o time de produção se adaptou a trabalhar com a situação do COVID, experimentos científicos, e como é ser o diretor de um anime. Leia a entrevista completa abaixo!
Como é um dia na vida de um diretor de anime? Tem algo que gostaria que as pessoas soubessem?
Bem, no que diz respeito a um dia na vida de um diretor de anime, o trabalho consiste principalmente em desenhar storyboards, que é o que eu diria que ocupa a maior parte do tempo. Fora isso, o trabalho envolve verificar episódios individuais, verificar coisas como layouts... Depois, há a revisão das primeiras cenas e, dependendo do dia, há a edição ou gravação. É tipo como se mexêssemos um pouquinho em vários episódios num só dia. Não tenho certeza do que mais seria interessante para os fãs... O que será que eles gostariam de saber?
Tem alguma coisa que as pessoas acham que os diretores fazem, mas não é bem o caso?
Boa pergunta... Ser um diretor é visto como uma posição muito "elevada", como se você mandasse em todos ao redor. Embora isso não seja totalmente mentira, há muito suporte envolvido quando equipes trabalham juntos e você trabalha com elas.
Então é quase como se você estivesse trabalhando no criativo, administrativo e até um pouco no departamento de RH, garantindo que todos fiquem felizes!
É tipo isso. O processo de storyboard é provavelmente a tarefa mais "puramente criativa". Tendo em vista um trabalho "episódio a episódio", há um pouco de um aspecto de "dar uma olhada em meio que tudo", eu acho que poderíamos chamar isso de "gerenciamento".
O que te deixou mais animado para voltar ao mundo de Dr. STONE e a esses personagens?
Bem, no que diz respeito à segunda temporada, vocês conhecerão muitos personagens do Império Tsukasa. Eles já foram anunciados e três deles serão partes regulares do elenco. Eu estava realmente ansioso para desenhá-los. Fora isso, é quase como algo inacabado da 1ª temporada... Há a conclusão do conflito com Tsukasa, finalmente. Conseguir descrever como seu arco chega ao fim foi algo que me deixou feliz. Eu queria mesmo poder terminar isso e fechar com chave de ouro. A representação do Tsukasa, em geral, é uma das coisas que eu realmente gosto nesta série, e me esforcei muito para trabalhar bem isso.
A primeira temporada de Dr. STONE foi sua estreia na direção de um anime. Gostaríamos de saber como você se sente quanto a isso... Acha que é um diretor ainda melhor agora?
Boa pergunta! Como eu cresci como diretor desde então... Hum... Eu me pergunto isso também. Uma coisa engraçada é que agora eu já não durmo mais tanto assim! Eu consegui chegar às reuniões no horário e fui um pouco mais responsável em geral. Haha, OK, não é pra tanto. Da forma como eu costumava receber roteiros e storyboards antes de dirigir, trabalhávamos em um episódio de cada vez, então geralmente me focava no trabalho nessa ordem. Mas agora, para dirigir uma temporada com 24 episódios, trabalhando em vários episódios simultaneamente, houve muita coisa de tentativa e erro. Assim, quaisquer erros se tornam evidentes muito rápido. A resposta que eu obteria tentando coisas diferentes seria muito oportuna trabalhando com um episódio por vez. Então, se tratando de roteiros e storyboards, fui capaz de descobrir gradualmente em quais pontos eu precisava ficar mais atento. Acho que poderíamos dizer que me "acostumar" a dirigir foi a grande coisa que ganhei trabalhando na primeira temporada.
Qual foi a coisa mais difícil de mudar no trabalho de um episódio por vez para trabalhar mais num geral?
Acho que algo que foi muito importante foi o compromisso. Quando você está trabalhando como diretor de um episódio em meia hora só, é possível colocar seu toque pessoal em cada corte desse episódio. Mas quando você está supervisionando a série inteira, isso não é possível. É certamente um dilema. Descobrir quanto esforço você pode gastar com o tempo do qual dispõe... é um pouco como tentar descobrir onde sua energia é mais bem gasta. Ou quais alterações você pode fazer para melhor beneficiar o projeto. Tive que pensar muito sobre isso.
O mangá de Dr. STONE ainda tá rolando... E nós gostaríamos de saber como você e sua equipe escolhem onde a história começa e onde ela termina...
Bem, quando estávamos planejando a segunda temporada, o mangá tinha feito um bom progresso. Simplesmente fazia sentido segmentar primeiro arco da história em uma única temporada de episódios. Quando a proposta inicial foi feita, o objetivo principal era cobrir a história do Império Tsukasa. Depois disso, falei com o escritor responsável pela composição da série e o resto da equipe de roteiristas, e tivemos que pensar numa forma de como garantir que o nível de qualidade dos episódios permanecesse alto, como na primeira temporada. Também pensamos bastante em como dividir o material do mangá, e em quantos episódios esse material viraria.
Ciência é um tema realmente único no meio dos animes, e mesmo assim a série faz bastante sucesso. O que você acha que conecta os grandes fãs de animes a Dr. STONE?
Acho que parte disso é o que você disse, que a ciência é algo bem único para um mangá. Há algo universal sobre a ciência que muita gente curte. Há também o fato de que é uma história bem ritmada cheia de emoções e entusiasmo em cada capítulo. Acho que o mais importante é o apelo que Senku tem como personagem, e isso atrai os fãs para a história.
Dr. STONE não tem sequências de batalhas ou ação... Como sua equipe conseguiu fazer a ciência parecer tão emocionante e legal?
Isso é algo é algo que passou por minha cabeça enquanto eu lia o mangá... Como conseguir fazer a ciência parecer animada e divertida em vez de algo sério? No processo de produção do anime, algo que eu sempre foco é no andamento da história e no ritmo como ela é contada. Usar música para fazer uma cena parecer mais animada ou usar vários cortes rápidos na cena para ajudar a construir um ritmo. Isso ajuda a garantir que continue interessante. Outro elemento são as cenas em que os personagens estão usando a ciência para fazer as coisas — eles são sempre descritos como realmente interessados no que estão fazendo, então estamos nos certificando de ser cuidadosos ao animar bem isso. Temos bastante cuidado ao animá-lo. Optamos por ser muito detalhistas sobre como os processos científicos são descritos, a fim de nos certificarmos de que eles refletem a realidade. Mas isso é mais um pré-requisito e não parte da "diversão real". O truque é mostrar como os personagens estão gostando de suas interações com a ciência de verdade, e acredito que isso transmite essa "emoção" ao público, a sensação de empolgação que os personagens sentem durante a criação é muito legal. Sempre tomamos cuidado com a forma como retratamos isso no anime.
Eu sei que sua equipe fez muitas pesquisas científicas na prática para a primeira temporada. Vocês fizeram a mesma coisa na segunda? Se a resposta for sim, qual foi sua coisa favorita?
Bem, na segunda temporada, teve motor oscilante (basicamente um motor de carro). Eles vendem miniaturas disso aí, então pegamos uma e demos uma boa olhada em como ela funcionava. Isso foi o principal. Fora isso, no primeiro episódio, havia uma sequência de criação original do anime. Eles iam fazer ramen instantâneo, e para conseguir isso, eles têm que congelar a comida, que é literalmente o que parece. Fomos a uma fábrica real onde eles fazem esse tipo de coisa para ver que tipos de materiais estavam envolvidos no processo e experimentamos como fazer funcionar direito no anime. Embora muito do que vimos não tenha realmente entrado no episódio, definitivamente nos ajudou em termos de nos familiarizarmos com os processos científicos. Isso foi muito interessante.
Como sua equipe se adaptou aos processos de trabalho com a pandemia do COVID-19?
A maior mudança foi na gravação de áudio. Costumávamos ter todo o elenco, de 10 a 20 pessoas, gravando todos juntos em um só lugar, e não podemos mais fazer isso. Em vez disso, são apenas quatro de cada vez, e esses grupos gravam suas falas separadamente. Quanto ao efeito que teve... Felizmente, Dr. STONE iniciou sua produção no verão japonês, então, embora outros projetos pudessem ter que parar de gravar no meio do caminho ou criar soluções alternativas na hora, tivemos a sorte de nos beneficiar das técnicas que eles criaram. O problema com o coronavírus é que, da forma como estamos trabalhando com grupos de dubladores menores, pode ser mais difícil para os atores "responderem" uns aos outros com base em suas performances. Com Dr. STONE, no entanto, tendo em vista que é uma continuação de uma temporada anterior, os dubladores já tinham uma ideia de como era trabalhar naquele grupo. Acho que por causa disso, não acabou sendo um problema tão grande...
Tendo em vista que a animação de storyboards, animação-chave e alguns outros aspectos são todos digitais, isso torna mais fácil de se trabalhar em casa?
No que diz respeito aos storyboards, eu já estava trabalhando digitalmente na primeira temporada. No que diz respeito a isso, é muito simples mudar para o trabalho de casa, e isso não foi muito problemático pra nós. A animação-chave muitas vezes ainda é feita no papel — e há muitas pessoas que trabalham dessa forma... então, para esses casos, houve um pouco de trabalho extra para compensar. Mesmo comigo, o fluxo de trabalho das verificações que eu faço é online, mas frequentemente imprimo algo e trabalho com a arte no papel, então não diria que as coisas são 100% digitais ainda.
Na sua opinião, qual é o tema ou sentimento mais importante que deseja que os espectadores sintam nesta temporada?
Essa é uma pergunta interessante... A segunda temporada é sobre a batalha entre Senku e Tsukasa, e em como ela termina. Isso é algo que passei a entender enquanto trabalhava na temporada, mas Senku sempre busca a solução ideal, por mais difícil que seja a situação, e ele nunca perde as esperanças. Quando você olha para ele, você vê seu penteado único, e ele realmente se parece com um personagem de mangá ou desenho animado. Mas ao retratá-lo, você realmente tem uma sensação "íntima" de quem ele é, seus sentimentos e quão autênticos eles são. E com isso em mente, é difícil pensar em um personagem mais forte. A maneira como ele sempre mantém seus ideais nobres, não importa quão difíceis sejam as circunstâncias, é algo que fica bem aparente nessa série. Com Senku, o apelo desse personagem intelectual é que ele nunca desiste, algo que eu acho que todos nós poderíamos aprender e talvez nos inspirar. A 2ª temporada de Dr. STONE tem a mesma equipe da primeira temporada, e todos estão trabalhando para levar até vocês um anime ainda melhor desta vez, e todos passamos o ano todo trabalhando nisso. Esperamos que gostem do que temos reservado para vocês. Por favor, assistam a Dr. STONE na Crunchyroll!
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